Conselhos e cuidados a ter com a sua faca ou machado artesanal


Após a sua utilização, ou guardada durante longo tempo, a lâmina de aço carbono, deve ser limpa, seca e aplicado um óleo de silicone, ou até melhor, vaselina solida, tendo o cuidado de a lâmina não ficar empapada. Após a aplicação, enrolar a faca em filme pvc (usado na cozinha).

Se o acabamento da lamina for químico (percloreto de ferro), esta tem uma resistência aumentada à oxidação, pode seguir os conselhos anteriores, mas tendo o cuidado de aplicar apenas uma ligeira camada de óleo de silicone ou vaselina solida.
Nas facas com este tipo de acabamento não devem ser usadas esponjas abrasivas (ou algo similar) para a sua limpeza.

Verifique regularmente a lâmina e procure detectar se existem focos de aparecimento de ferrugem (zonas avermelhadas). Se sim, lé necessário limpar ou recuperar essa zona, de forma adequada, antes que alastre.
Tenha em consideração que se essa limpeza ou recuperação, for mal executada, pode danificar a faca de forma permanente. Contacte-me para maiores detalhes.

O escurecimento ou oxidação das lâminas de aço é um processo natural e dificilmente pode ser evitado. Esta situação consiste inclusive numa protecção contra a ferrugem. Ao escolher uma lamina em aço carbono, deve estar bem ciente disto.
A oxidação benigna apresenta tons cinzentos-azulados, enquanto a oxidação maligna (ferrugem) apresenta tons vermelhos ou acastanhados.

Nunca guarde uma faca suja, lave e seque a lamina (tenha em atenção os detalhes específicos para laminas com acabamento com percloreto de ferro).
Evite tocar com as mãos na lamina, o suor pode provoca oxidação.
Nunca guarde a faca na bainha de couro.

O cabo também deve ser objecto de cuidado e manutenção específicos, tendo em conta o material de que é feito, assim como a bainha.

Todas as fundas em couro fornecidas com a faca têm o couro tratado (tanto exteriormente como interiormente), mas apesar disso tenha em conta o seguinte:
Quando não estão a ser utilizadas, todas as facas com fundas em pele (couro) devem ser guardadas fora dela. O couro absorve humidade e isso irá acelerar o processo de oxidação da lâmina e criar condições propícias à corrosão. Além disso, os químicos de tratamento do próprio couro podem provocar o enferrujamento ou escurecimento prematuro da lâmina.

As fundas em Kydex não devem ser expostas a temperaturas altas, porque podem deformar.
Guarde a sua faca num ambiente com a menor humidade possível e em que a temperatura seja estável e não muito alta.

Tomando tais cuidados qualquer lâmina pode ser mantida em boas condições e livre de oxidação.

Uma lâmina afiada é uma lâmina segura. Se a lâmina estiver devidamente afiada será necessário realizar menos força na acção de corte e, consequentemente, haverá menos risco da faca fugir e haver um acidente.


>>>> Descarregar em formato PDF